SAC 5.0 – O Atendimento Como Área Estratégica

A Experiência do Cliente muitas vezes começa e termina nos canais de Atendimento. Como não considerá-los para entender os clientes e obter insights estratégicos?

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Estamos em 2024 e ter uma estrutura de atendimento ao cliente (SAC)  é obrigatório, seja do ponto de vista legal ou pela experiência que desejamos para o nosso consumidor. 

Já estamos falando  em um tal de  SAC 5.0. Mas você sabe o que isto significa? 

Para entender a importância dessa área, precisamos traçar sua evolução. Apesar de ser frequentemente subestimada como “mal necessário”, aqui na Trilhas Digitais, consideramos o Atendimento como uma das áreas mais importantes e estratégicas das empresas. 

Entendendo o caminho até aqui: 

SAC 1.0

Inicialmente o atendimento estava limitado ao contato por telefone; não tínhamos internet, chat ou outros canais eletrônicos.

SAC 2.0

Início da internet com o uso de e-mails e chats para interação com os clientes. 

SAC 3.0

Com a chegada das redes sociais, estes canais se tornaram parte do ecossistema de atendimento e incrivelmente relevantes.  

SAC 4.0

Mais uma ampliação de canais, desta vez com os apps de mensagens instantâneas. 

SAC 5.0

Forte presença da tecnologia com o uso de respostas automáticas a partir de inteligência artificial. Exemplo disto são os chatbots que realizam a primeira camada de atendimento. 

O consumidor moderno tem a internet à mão, o que significa acesso instantâneo aos seus canais. Ele espera respostas rápidas e precisas, e não hesita em compartilhar suas experiências, positivas ou negativas, nas redes sociais.

E, como fazer para termos um SAC 5.0 que atenda às expectativas dos clientes: 

  • Digitalize seu negócio e o SAC, entenda e implante tecnologias que facilitem uma boa experiência.
  • Tenha uma visão única de cliente, com o histórico completo de todas as interações de cada cliente, de forma eficiente e centralizada.
  • Colete e analise dados de forma consistente para obter insights valiosos sobre o comportamento do cliente, suas necessidades e expectativas.
  • Personalize o seu atendimento a partir dos históricos de interações e identifique áreas de melhoria.
  • Seja digital e tecnológica, mas nunca esqueça de ser “humano” e que do outro lado têm uma pessoa. 
  • Exercite a visão do cliente (e não no cliente).
  • Integre todos os canais de venda e de comunicação 
  • Tenha processos claros, fluidos e formalizados. 
  • Padronize esse processos de atendimento para garantir qualidade, consistência e eficiência.
  • Crie um SACpedia – crie uma base de conhecimento completa e acessível.

Precisa de apoio nesta construção? Chame a Trilhas para conversar.