Sabemos que os marketplaces são uma grande alavanca de vendas por dominarem o e-commerce nacional. E, sem dúvida, é importante estarmos presentes neste canal.
Mas há um grande desafio nisto – ser competitivo e lucrativo. E ambos tem o mesmo pilar que é a precificação.
Para uma correta precificação, é importante termos em nossos sistemas de preço pontos específicos do canal. Obviamente acrescidos das variáveis mais tradicionais de precificação como custo de produto, de operação, impostos, margem e de variáveis.
Mas vamos aos pontos específicos:
Cada marketplace tem comissões diferentes para cada categoria. Ou seja, é imprescindível ter claro em qual(is) categoria(s) seus produtos se encaixam e colocar isto como variável para cada canal. Isto, no final, pode resultar em preços diferentes para canais diferentes, mas para os mesmos produtos. E ressaltando que os valores podem variar muito de um marketplace para outro.
Custo de frete: assim como as comissões, as políticas de frete, e o que você paga referente a isto, também mudam de um marketplace para outro. A única certeza é que você, como seller, vai arcar com parte deste custo.
Taxa Fixas por Pedido: independente da comissão cobrada, há sempre, com raras exceções, a cobrança de uma taxa fixa para cada pedido realizado. E variável de um para outro marketplace.
Devoluções: normalmente negligenciado na formação de preço, as devoluções devem ser consideradas em dois vetores – avarias não reembolsadas e frete de retorno. Normalmente criamos um percentual como base e ajustamos mês a mês para composição do preço final.
Concorrência: aqui a visão mais óbvia mas que ganha complexidade pois temos um volume altíssimo de sellers nos principais marketplaces mas sempre importante para nos posicionarmos competitiva.
Promoções e Anúncios: sempre importante formas alternativas de ganhar destaque mas entrar em promoções e anúncios precisam ser calculadas com muito cuidado.
Fluxo de Pagamento: apesar de não estar diretamente ligado à precificação, é importante estar atento ao fluxo de pagamentos para que a aceleração de vendas não impacte negativamente seu fluxo de caixa.
Como fica claro com o descritivo acima, a precificação nos marketplaces é de grande complexidade por contemplar inúmeras variáveis específicas dos canais.
Precisa entender melhor este ponto? Chame a Trilhas Digitais